Bem gaúcho e bem saudável!

Bem gaúcho e bem saudável!

Já imaginou que legal se uma das tuas comidas preferidas também puder te ajudar a manter a saúde em dia? Então te prepara que lá vem notícia boa!

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Super famosa aqui no sul, a semente da pinha – mais conhecida como pinhão -, pode ser uma ótima aliada na hora de equilibrar a alimentação. Perfeita pra petiscar, ela também pode ser usada pra fazer pães e massas (olha a chance de inovar na cozinha!)

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A gente sabe que o pinhão tem um valor calórico considerável, já que é rico em carboidratos, mas o importante é que ele também contém várias vitaminas e minerais essenciais para o nosso organismo. Dá pra acreditar que em uma semente tão pequena cabem os minerais cálcio, fósforo, manganês e zinco;  as vitaminas do complexo B e E e proteínas?

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Alguns desses elementos, como o zinco e as vitaminas do complexo B, são importantes na manutenção da nossa saúde cerebral, pois ajudam a nutrir as células do nosso sistema nervoso central, favorecendo a memória e o raciocínio rápido (pra lembrar rapidinho que o Saúde é a melhor opção pra matar a tua fome!). Além disso, alguns estudos mais recentes apontam o pinhão como um aliado na prevenção do cancêr de fígado em função da sua alta concentração de vitamina E – que é um poderoso antioxidante e ainda afasta problemas oculares e cardíacos.

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Tá anotando tudo aí? Então prepara a caneta porque os benefícios não param por aqui (sim, ainda tem mais!).

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A semente da pinha é rica em gorduras mono e poli-insaturadas – aquelas gorduras do bem ♥ -, que possuem ação anti-inflamatória e protegem o coração, as artérias e os neurônios.

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O modo de preparo também é super fácil: é só colocar pra cozinhar em água e sal em uma panela de pressão. Pra faclitar na hora de descascar, a nossa dica é cortar as extremidades antes de cozinhar e comer quando ainda estiver quente, assim a casca sai com facilidade. Nada de preguiça na hora de comer essa delícia! A gente sabe que dá um pouquinho de trabalho, mas vale a pena pelo sabor e pelos benefícios nutricionais.

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Mas como nem tudo é perfeito, comer pinhão também tem um baita risco: não saber a hora de parar! Como cada semente contém, em média, 20 calorias, o ideal é consumir  7 unidades por dia (mas se eles foram pequenos, a gente te deixa enfiar o pé na jaca e comer até 10 ♥)

 

 

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